Muitos discutem o papel das redes sociais como ferramenta de venda. Cerca de 50% das empresas brasileiras ativas nas redes sociais investem em links patrocinados segundo pesquisa da Tracto de 2015*. Falar dos produtos e serviços da empresa não deve ser a única utilização das redes, as empresas podem construir um bom relacionamento e inspirar seus funcionários usando as mesmas, gerando, em consequência, mais vendas e uma melhor reputação digital.
Vamos sugerir três maneiras de inspirar os funcionários que você já tem
Compartilhe conteúdo que te inspira como líder
Um artigo interessante, um vídeo inspirador ou até uma citação relevante, criar uma cultura de compartilhamento de conteúdo que inspira você pode fazer o mesmo para os seus funcionários. Não existe uma regra infalível, compartilhe na sua reunião mensal, por e-mail ou utilizando uma ferramenta digital ainda mais social, um grupo privado de Facebook. O importante é começar o diálogo com seus funcionários.
Cocriação
Às vezes a maior barreira da inovação é permanecer na rotina. Quando os funcionários são desafiados a pensar além dos seus papéis e compartilhar novas ideias, de alguma forma o processo é enriquecedor para ambas as partes.
Repensar processos rotineiros, estimular um concurso interno de escrita para o blog corporativo e envolver funcionários de áreas diferentes em um mesmo projeto. Tudo isso pode te ajudar a encontrar novas vozes e com o tempo, solucionar velhos problemas. A vantagem é construir relacionamento estreito com os funcionários que serão representantes da sua marca no meio digital.
Eventos
Estimular seus funcionários a participar de eventos é estender as redes sociais da empresa. Sua equipe entra em contato com novas culturas e novos conceitos nos temas de interesse do negócio, fazem network com o mercado e o melhor, espalham a palavra do seu negócio. Uma cobertura virtual ou in loco de um evento é benéfico para todos. Com isso, a equipe encara a responsabilidade de representação da persona da marca online e seus atuais e futuros clientes percebem que sua empresa está sempre atualizada e atenta com as novidades do mercado.
E a sua empresa, discute e estimula o uso das redes sociais? Você possui um plano ativo online? Não deixe de conversar conosco sobre sua presença digital.