#Tecnologia 23 maio 2025
A OpenAI lançou o ChatGPT em novembro de 2022. Pouco mais de um ano depois, ele se tornou uma das marcas mais conhecidas do mundo. E você, já sabe como se tornar uma marca valiosa?
Mais do que uma tecnologia inovadora, a marca conquistou uma coisa que muitas empresas levam décadas para alcançar: valor de marca.
Um estudo recente da Brand Finance aponta o ChatGPT como a marca de crescimento mais rápido do mundo em 2024, com um valuation de mais de US$20 bilhões.
Mas o que faz uma marca valiosa alcançar esse nível? O que podemos aprender com a trajetória do ChatGPT para aplicar no posicionamento de outras marcas, inclusive as que estão começando?
Neste artigo, vamos te mostrar o que está por trás da construção dessa marca global e o que o seu negócio pode levar disso para a rotina de trabalho.
Antes de falarmos do ChatGPT, vale lembrar que marcas com alto valor não são apenas lembradas. Elas são confiáveis, desejadas, recomendadas e, principalmente, preferidas entre seu público.
Essa preferência de marca é construída com estratégia, consistência e, cada vez mais, com experiência. Veja alguns sinais que indicam que uma marca está, de fato, gerando valor:
A construção de uma marca valiosa com esse nível de percepção não é por acaso. O que vemos no caso do ChatGPT é o encontro de três pilares fundamentais:
O ChatGPT não foi só um avanço tecnológico. Ele ofereceu uma nova experiência de uso. Intuitiva, acessível, envolvente.
Marcas que constroem valor começam pela experiência e investem constantemente em aprimorá-la.
Como aplicar isso no seu escritório:
O posicionamento do ChatGPT foi direto desde o início: uma IA para conversar, aprender e auxiliar.
Em um cenário com tantos jargões técnicos, a ferramenta se destacou pela linguagem acessível, pelo tom amigável e pela proposta simples de entender.
Como aplicar isso no seu escritório:
A OpenAI entendeu que educar o mercado era mais importante do que apenas vender o ChatGPT. Desde o início, criou conteúdos explicativos, casos de uso, vídeos tutoriais e materiais voltados para públicos diversos.
Isso ajudou a reduzir o medo da tecnologia e acelerar a adoção da marca.
Como aplicar isso no seu escritório:
Não basta parecer relevante, é preciso medir. Aqui estão alguns indicadores que podem mostrar se sua marca (ou a de seus clientes) está gerando valor de forma consistente:
Reconhecimento espontâneo: As pessoas lembram da marca sem serem estimuladas?
NPS (Net Promoter Score): As pessoas recomendam a marca com entusiasmo?
Engajamento de qualidade: As interações com a marca geram valor para ambos os lados?
Recorrência e lealdade: O público volta a consumir, interagir ou contratar?
Posicionamento claro: As pessoas sabem o que esperar daquela marca?
Coloque a experiência do usuário como eixo do seu negócio, não é só design ou discurso. Além disso, use o posicionamento para alinhar todas as decisões, do produto à campanha.
Foque também em uma comunicação com propósito, não só em estética ou alcance e aproveite para medir os avanços com indicadores estratégicos de marca.
A evolução do ChatGPT como marca é um lembrete poderoso: valor de marca não se constrói apenas com anúncios ou com um bom logo. É um trabalho de visão estratégica, consistência e intenção.
Se você quer que seus clientes cresçam com consistência, comece ajudando-os a definir uma proposta de valor simples e memorável, além de alinhar a experiência, a comunicação e a cultura.
Como fazer isso? pode começar por produzir conteúdos que gerem valor e engajamento do seu público alvo.
Aqui na Almabrands, acreditamos que uma marca valiosa pode transformar um negócio. E que toda empresa pode ser um agente dessa transformação, com estratégia, escuta e uma boa dose de coragem para fazer diferente.
Se quiser conversar sobre isso para alimentar sua rede de clientes com conteúdos de valor e gerar engajamento para sua marca com consistência, valor e intenção, conte com a gente!