Se não está na internet, não existe. Tal frase não se trata de uma regra. Mas é fato que hoje em dia a presença na web faz uma grande diferença na venda de um produto ou serviço, em qualquer setor. Empresas de e-commerce, de comunicação, instituições de ensino, serviços dos mais variados tipos são alguns dos exemplos que podemos encontrar na internet. Seja por um website, blog ou redes sociais.

O nosso destaque é para o setor de saúde, segmento com grande crescimento online nos últimos anos. De acordo com a pesquisa TIC Saúde, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), num período de um ano, houve um aumento de 12% no número de estabelecimentos médicos (clínicas, consultórios, hospitais, etc.) com websites. Em relação às redes sociais, o crescimento foi de 10%.
A grande vantagem de estar na web é a quantidade de pessoas com acesso à internet, que vem crescendo a cada ano. Segundo o IBGE, desde 2014, mais da metade da população brasileira está conectada. Em números, são mais de 95 milhões de pessoas (com mais de 10 anos) e mais de 36 milhões de residências.

O retorno da comunicação pela web
Diante dos números apresentados, muitos médicos perceberam que um canal de comunicação online pode trazer um bom retorno para sua clínica. Primeiro, é uma forma de captar novos pacientes por meio do correto uso do site e das redes sociais. E além de ser uma fonte de informação confiável para o paciente, o meio digital pode ser um novo espaço para os serviços tradicionais de um estabelecimento médico.
Já que o paciente se encontra na internet, o atendimento por telefone é substituído pelo online. Ao realizar um exame médico, os resultados também são disponibilizados pela internet. E o blog as redes sociais se tornam uma poderosa ferramenta de divulgação dos serviços da clínica, com dicas, novidades e curiosidades interessantes para o paciente.
Separamos abaixo alguns cases de websites médicos e suas principais aplicações para o paciente.
Informações confiáveis
Ter um website próprio é oferecer um conteúdo relevante e de confiança, indicando os principais tratamentos para uma determinada doença. É um diferencial frente às diversas páginas que vemos na internet, muitas vezes com informações sem nenhuma credibilidade médica.
Pegamos como exemplo o Dr. Renato Alves de Sousa, otorrino especializado em Rinoplastia. Em sua página, o paciente encontra todas as informações necessárias para sua cirurgia nasal, antecipando várias dúvidas que possam surgir durante a consulta, pré e pós operatório.
Já o dermatologista Dr. Gabriel Gontijo oferece um grande volume de informações sobre as principais doenças de pele e seus respectivos tratamentos, além de orientações específicas para cada um.
Notícias sempre atualizadas
A sessão de notícias é outra fonte de informação de interesse para o paciente. O Dr. Bruno Fontes, ortopedista especializado em cirurgias da coluna, oferece os principais destaques da sua área, como, por exemplo, as principais lesões da coluna em atletas, funcionando como uma fonte complementar de conteúdo confiável.
A atualização constante da sessão, normalmente com posts semanais, permite o melhor ranqueamento do website nos mecanismos de buscas, principalmente o Google.
Trabalho ético e responsável
Mais do que estar na internet, é muito importante que o médico faça o correto uso de cada rede. O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio do Manual de Publicidade Médica, estabelece algumas normas para a divulgação em sites e redes sociais.
É uma forma de evitar possíveis punições e até mesmo processos, e o médico valoriza a conduta ética em seu trabalho, respeitando os demais profissionais da área e, principalmente, o seu paciente.
Experiência na área
Nossos cases incluem ainda vários outros médicos, sociedades, clínicas e hospitais. Em cada um deles, realizamos um trabalho estratégico definido de acordo com suas principais características, com foco sempre nos resultados.
Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho voltado para médicos? Entre em contato e converse com a nossa equipe!