#Branding 01 abr 2024
Os influenciadores digitais são parceiros importantes na divulgação de marcas, produtos e serviços, mas e quando são cancelados? Como fazer o gerenciamento de crise desse problema que também estará associado à sua empresa?
A cultura do cancelamento é a tendência que seguidores de redes sociais têm de julgar e desprezar pessoas que, nas suas visões, cometeram deslizes imperdoáveis. Eles promovem campanhas contra esses influenciadores ‘cancelados’ e não poupam marcas ou outras pessoas associadas a eles.
A cantora Karol Conká é um exemplo recente. A artista protagonizou diversas situações polêmicas em sua participação no Big Brother Brasil. Após embates com os participantes Lucas Penteado e Juliette Freire, ela foi cancelada. Em seguida, perdeu 300 mil seguidores nas redes sociais e trabalhos, como o festival virtual Rec-beat, que teria a apresentação da cantora.
Um estudo do Instituto QualiBest, realizado em 2018, mostrou que 55% dos internautas brasileiros pesquisam a opinião de um influenciador digital antes de comprar algum produto, 86% já descobriram produtos por meio de um influenciador e 73% compraram produtos ou contrataram serviços por indicação deles.
Está mais que comprovado que eles são um auxílio potente para vendas e para a construção de um relacionamento entre marcas e público, mas, com o episódio de Karol Conká, também ficou claro que essa associação acontece para o bem e para o mal. Afinal, o influenciador estará sempre ligado à marca que se relaciona com ele, por isso, também é importante que tenha valores e ideias alinhados ao negócio.
Os internautas cobrarão uma postura da empresa com relação aos erros do influencer. E dependendo da forma como a marca age ou deixa de agir diante de um cancelamento, pode provocar impactos negativos ao negócio e, até mesmo, perder clientes atuais e futuros.
Gerenciamento de crise nada mais é do que buscar ações e estratégias para minimizar os danos sofridos pela sua empresa diante de um acontecimento percebido de maneira negativa pelo público.
Também é preciso procurar alternativas para melhorar a imagem e a reputação da marca.
Outros influenciadores, como a musa fitness Gabriela Pugliesi, passaram pela mesma situação. A influenciadora foi cancelada após dar uma festa para amigos durante a pandemia da Covid-19. Gabriela perdeu diversos patrocinadores que, por sua vez, deixaram claro, em suas redes sociais, que eram contrários à postura adotada por ela.
Além do simples rompimento de contrato, é importante adotar outras posturas:
Quer ajuda para criar estratégias digitais para gerenciar a crise da sua empresa e ainda fazer um projeto de branding para reposicionar a sua marca? Procure a Calebe. Você também pode acompanhar outras dicas nas nossas redes sociais.