Dizem que estamos vivendo num período de recessão econômica. Aquele período que todo corte de gasto é necessário para sobreviver. Podemos perceber isso ao observar o mercado, a situação de várias empresas, que tentam se comunicar sobre o momento colocando a faixa de “Aluga-se” nas lojas.
E num período como este, um dos primeiros cortes feito pelas empresas é relativo à comunicação. Para muita gente, cortar uma divulgação aqui e ali parece ser mais vantajoso do que cortar outros gastos, ou até mesmo diminuir os investimentos em matéria-prima e mão de obra. Mas por que logo a comunicação, uma área de tamanha importância para qualquer empresa manter o seu nome no mercado?
A força da comunicação
Agindo dessa forma, a marca não vai estar em evidência, as novidades não serão divulgadas e, consequentemente, a empresa poderá deixar de conquistar novos clientes. Trata-se de uma necessidade de comunicação. É como num relacionamento, onde você precisa oferecer para receber. E pode ter certeza, um grande empresário nunca deixa de investir para conquistar o que realmente interessa: o respeito e a admiração por sua marca e seus valores.
Atualmente, as empresas têm em mãos inúmeras opções para comunicar. Temos as tradicionais mídias e seus mais diversos tipos de anúncios, seja impresso ou audiovisual. Ações de marketing de guerrilha, ações sociais e publicidade espontânea são outras maneiras bem interessante de envolver o público com a sua marca e conquistar novos clientes. E claro, as redes sociais e sua variedade de plataformas e serviços que permitem a interação com um público cada vez maior. Para se ter uma noção, só no Brasil, quase metade da população está conectada à internet e uma boa parte do tempo é gasta com as redes sociais.
Encontre a melhor maneira de se comunicar!
Ou seja, são várias as opções, você só precisa planejar uma boa estratégia e escolher a melhor forma para sua empresa comunicar com o cliente. Algumas exigem um investimento maior, mas há opções viáveis que podem trazer o retorno desejado.
Então, vamos combinar uma coisa. Chame de volta aquela empresa que cuidava da sua comunicação e você achou que não iria mais precisar. Ou até mesmo invista num funcionário para cuidar dessa parte fundamental de seus negócios. Só não deixe de comunicar.
>> Leia também: O que é low touch economy?