A sua marca é conhecida? Ela é prioridade para o consumidor no momento da compra? Ele recomenda os seus produtos para os amigos? Esses são alguns dos pontos que podem levar a sua marca a um melhor brand equity, que é definido como valor de marca. Mas o que é esse valor de marca?
É importante ter em mente que, quando falamos em
De acordo com o relatório Kantar BrandZ 2024, o valor das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 20%, totalizando US$ 8,3 trilhões. Este crescimento reflete a resiliência das marcas fortes e o impacto positivo do brand equity, mesmo em tempos de incerteza econômica.
A Apple lidera pelo terceiro ano, tornando-se a primeira marca a valer mais de US$ 1 trilhão, seguida por Google, Microsoft, Amazon e McDonald’s. A NVIDIA registrou o maior crescimento, com aumento de 178% em valor de marca.
O setor de tecnologia foi crucial para esse crescimento, contribuindo com US$ 1,2 trilhão ao valor total das marcas do Top 100. O desempenho robusto e a inovação em IA evidenciam a importância do brand equity para a resiliência e crescimento contínuo das marcas.
Em suma, investir em marketing eficaz e fortalecer as conexões emocionais com os consumidores são estratégias essenciais para aumentar o brand equity e garantir a sustentabilidade dos negócios em mercados voláteis.
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Neste artigo vamos explicar melhor o que é brand equity, a sua importância e alguns passos para construí-lo.
Valor que vai além do produto
Durante a crise provocada pela falta de oxigênio hospitalar em vários estados vimos empresas como B3, Bradesco, Embraer e Magazine Luiza se unirem para fazer grandes doações.
Essas empresas conseguiram mostrar para a comunidade que são mais do que os produtos que vendem, e criaram uma imagem positiva, prestativa e colaborativa diante do público, aumentando seu valor de marca.
E a sua empresa, representa o quê para as pessoas? Seus clientes se sentem parte dela?
Muitas vezes, a marca que tem mais valor não é aquela que tem produtos mais bonitos, baratos ou luxuosos, mas a que consegue ser surpreendente em diversas etapas da venda.
A escada de alcance desse valor de marca tem os seguintes degraus:
- awareness – a sua marca é conhecida?
- consideração – ele avalia se deve consumir a sua marca?
- preferência – a sua marca é prioridade no momento da compra?
- satisfação – a experiência do consumidor foi positiva?
- fidelização – ele te recomenda para outras pessoas?
Como construir brand equity
Agora que já sabe as perguntas que precisa responder para aumentar seu valor de marca, veja como obter respostas positivas para elas e em que estratégias investir para chegar lá.
- posicionamento – invista em estratégias para que os seus clientes reconheçam sua marca da maneira como você gostaria de ser visto. Para isso, entenda quem é o seu público-alvo, quais os diferenciais do seu produto ou serviço e como ele atende as necessidades desse público.
- vínculo emocional – construa uma ligação com os seus consumidores para que ele construa memórias positivas associadas à sua marca a cada momento da compra.
- escuta – esteja atento ao que o seu cliente fala, onde ele está falando e como está se comunicando. Esteja onde ele está! Ouvir o que ele tem a dizer pode trazer soluções para o seu negócio.
Como usar o marketing digital para gerar valor para sua marca?
Se você precisa estar onde seu público está, nada mais natural do que ter uma presença forte nos meios digitais. De acordo com o levantamento Digital 2021, da Hootsuite em parceria com a We Are Social, cerca de 60% da população mundial usa a internet e 53% está nas redes sociais, além disso, 29% faz compras ou paga contas em meios on-line.
Para melhorar sua presença digital, você precisa seguir alguns passos:
- defina quem é o seu público e saiba como falar corretamente com ele, a voz, o tom da conversa, o modo como se comunica;
- tenha frequência nas ações em suas redes;
- escolha os canais digitais onde o seu consumidor está;
- faça um planejamento estratégico das suas ações de comunicação;
- seja criativo!
Como avaliar o valor da minha marca?
Para saber como está o seu brand equity é necessário analisar três tipos de métricas:
Conhecimento – para saber como está a popularidade da marca.
Preferência – para entender como ela está em relação aos concorrentes.
Financeira – os resultados financeiros da sua empresa vão ajudar a gerar um valor monetário para a marca.
No caso das duas primeiras métricas, é possível fazer pesquisas para medir tanto a popularidade, quanto a preferência da sua marca, descobrindo, assim, como você é visto pelo mercado.
As marcas mais valiosas do Brasil em 2024
Além da Kantar, que faz um ranking das TOP 100 do mundo, desde 2001 a Interbrand também ranqueia as marcas brasileiras mais valiosas. O estudo avalia a influência que as marcas exercem na decisão de compra de seus diversos públicos.
De acordo com o levantamento, durante esses vinte anos, o que se pode concluir é que as marcas que conseguem construir vínculos emocionais, constantes e verdadeiros, entendendo que seu papel na sociedade vai além do seu produto ou serviço, conseguem lidar com as crises de forma mais fácil e sair delas mais fortes.
A avaliação para o ranking passa por quatro pontos principais:
- análise financeira – capacidade do negócio de gerar valor financeiro acima das expectativas dos seus investidores.
- papel de marca – influência da marca no processo de decisão do consumidor.
- força de marca – diagnóstico da performance da marca em diferentes dimensões.
- valor de marca – valor financeiro da marca para um determinado segmento.
A pesquisa mostra ainda que o fortalecimento da marca também traz retorno financeiro para a empresa. Das 25 marcas do ranking, quatro adicionaram dois dígitos ao valor total. Juntas, elas somam R$ 156 milhões, valor 2% maior do que na edição passada.
Seguindo essa metodologia, em 2024, as 25 marcas mais valiosas do Brasil foram:
- Itaú
- Bradesco
- Skol
- Brahma
- Banco do Brasil
- Natura
- Nubank
- Petrobras
- Magalu
- Vivo
- XP
- Stone
- Renner
- Drogasil
- Ipiranga
- Porto Seguro
- Claro
- Raia
- Cielo
- Havaianas
- Pagbank
- Assaí
- Atacadão
- Localiza
- Arezzo
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