#Branding 30 maio 2024
A sua marca é conhecida? Ela é prioridade para o consumidor no momento da compra? Ele recomenda os seus produtos para os amigos? Esses são alguns dos pontos que podem levar a sua marca a um melhor brand equity, que é definido como valor de marca. Mas o que é esse valor de marca?
É importante ter em mente que, quando falamos em
De acordo com o relatório Kantar BrandZ 2024, o valor das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 20%, totalizando US$ 8,3 trilhões. Este crescimento reflete a resiliência das marcas fortes e o impacto positivo do brand equity, mesmo em tempos de incerteza econômica.
A Apple lidera pelo terceiro ano, tornando-se a primeira marca a valer mais de US$ 1 trilhão, seguida por Google, Microsoft, Amazon e McDonald’s. A NVIDIA registrou o maior crescimento, com aumento de 178% em valor de marca.
O setor de tecnologia foi crucial para esse crescimento, contribuindo com US$ 1,2 trilhão ao valor total das marcas do Top 100. O desempenho robusto e a inovação em IA evidenciam a importância do brand equity para a resiliência e crescimento contínuo das marcas.
Em suma, investir em marketing eficaz e fortalecer as conexões emocionais com os consumidores são estratégias essenciais para aumentar o brand equity e garantir a sustentabilidade dos negócios em mercados voláteis.
>> Quer entender mais sobre branding? Leia nosso guia completo.
Neste artigo vamos explicar melhor o que é brand equity, a sua importância e alguns passos para construí-lo.
Durante a crise provocada pela falta de oxigênio hospitalar em vários estados vimos empresas como B3, Bradesco, Embraer e Magazine Luiza se unirem para fazer grandes doações.
Essas empresas conseguiram mostrar para a comunidade que são mais do que os produtos que vendem, e criaram uma imagem positiva, prestativa e colaborativa diante do público, aumentando seu valor de marca.
E a sua empresa, representa o quê para as pessoas? Seus clientes se sentem parte dela?
Muitas vezes, a marca que tem mais valor não é aquela que tem produtos mais bonitos, baratos ou luxuosos, mas a que consegue ser surpreendente em diversas etapas da venda.
A escada de alcance desse valor de marca tem os seguintes degraus:
Agora que já sabe as perguntas que precisa responder para aumentar seu valor de marca, veja como obter respostas positivas para elas e em que estratégias investir para chegar lá.
Se você precisa estar onde seu público está, nada mais natural do que ter uma presença forte nos meios digitais. De acordo com o levantamento Digital 2021, da Hootsuite em parceria com a We Are Social, cerca de 60% da população mundial usa a internet e 53% está nas redes sociais, além disso, 29% faz compras ou paga contas em meios on-line.
Para melhorar sua presença digital, você precisa seguir alguns passos:
Para saber como está o seu brand equity é necessário analisar três tipos de métricas:
Conhecimento – para saber como está a popularidade da marca.
Preferência – para entender como ela está em relação aos concorrentes.
Financeira – os resultados financeiros da sua empresa vão ajudar a gerar um valor monetário para a marca.
No caso das duas primeiras métricas, é possível fazer pesquisas para medir tanto a popularidade, quanto a preferência da sua marca, descobrindo, assim, como você é visto pelo mercado.
Além da Kantar, que faz um ranking das TOP 100 do mundo, desde 2001 a Interbrand também ranqueia as marcas brasileiras mais valiosas. O estudo avalia a influência que as marcas exercem na decisão de compra de seus diversos públicos.
De acordo com o levantamento, durante esses vinte anos, o que se pode concluir é que as marcas que conseguem construir vínculos emocionais, constantes e verdadeiros, entendendo que seu papel na sociedade vai além do seu produto ou serviço, conseguem lidar com as crises de forma mais fácil e sair delas mais fortes.
A avaliação para o ranking passa por quatro pontos principais:
A pesquisa mostra ainda que o fortalecimento da marca também traz retorno financeiro para a empresa. Das 25 marcas do ranking, quatro adicionaram dois dígitos ao valor total. Juntas, elas somam R$ 156 milhões, valor 2% maior do que na edição passada.
Seguindo essa metodologia, em 2024, as 25 marcas mais valiosas do Brasil foram:
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