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Com tantas opções disponíveis, as empresas buscam pelas principais plataformas de conteúdo digital para colocar a sua marca em evidência. Fazer um anúncio no Facebook, escrever um texto pra blog ou criar um app podem trazer um bom retorno. Mas como saber se essas escolhas são certas? Ou se a ferramenta escolhida vai prevalecer daqui alguns anos?

As ferramentas do futuro

Um estudo realizado pela Tracto procura avaliar as tendências a partir das opiniões dos profissionais do mercado, usando como base o “Ciclo do Hype”, de Gartner. Para quem não conhece, o gráfico oferece informações competitivas sobre as mais diversas tecnologias, sendo uma ótima ferramenta de percepção para empresas. Segundo a Gartner, toda tecnologia passa por uma fase de ascensão, pico, desilusão, esclarecimento até chegar na produtividade.

De acordo com a visão de profissionais de marketing, as plataformas mais populares da atualidade se encontram em diferentes pontos. Começamos com alguns aplicativos em ascensão. Instagram e Snapchat, que recentemente lançaram serviços exclusivos para empresas, estão no início do gráfico, mas ainda não chegaram ao pico. Neste, podemos citar o WhatsApp, uma importante ferramenta de diálogo entre marcas e seus clientes.

Dentre os serviços que estão em queda, muitos especialistas apontam o Facebook e o Twitter. Não por estarem em baixa no mercado. Mas, de acordo com o ciclo, o boom inicial já passou e ambos os serviços estão passando por uma série de atualizações até alcançarem a fase de esclarecimento. Fato que pode ser muito bem observado no Facebook, que de tempos em tempos lança uma novidade em sua ferramenta de anúncios.

O momento conta muito

O mesmo acontece com a fase de desilusão, sendo esta para tecnologias que caíram no esquecimento ou foram substituídas por uma melhor. Neste caso, elas também só vão alcançar a fase de esclarecimento se passarem por um processo de inovação, atraindo novamente o público para a sua rede. Profissionais citam aqui o Google Plus.

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Assim, o gráfico sugere algumas direções para optar pelas ferramentas mais adequadas para cada empresa. Tecnologias em ascensão ou pico tendem a ser mais atrativas para algumas. Outras vão preferir ferramentas que já passaram pela fase de queda e estão em esclarecimento ou produtividade – esta última considerada uma zona de estabilidade.

Ou seja, não é só a qualidade ou a aderência do público que devem ser consideradas. De acordo com o estudo, o momento e as perspectivas para os próximos anos também devem estar em pauta na hora de optar por um determinado serviço.