Calebe_ agora é almabrands. Leia mais

As fundadoras do Think Olga e Think Eva, Juliana de Faria e Nina Lima, Nayara Ruiz, coordenadora de comunicação digital do Bradesco, e Lisen Stromberg, COO da entidade americana 3% Corporation participaram de painel que abordou a necessidade das marcas melhorarem a comunicação e a publicidade para mulheres. Elas também falaram sobre a incorporação dessas questões no cotidiano e na folha de pagamento. A apresentação aconteceu no maior palco com plateia do festival arrancando aplausos e até lágrimas do público presente.

Fortalecendo a publicidade para mulheres

Essa discussão começou aqui no Brasil quando o Think Eva perguntou para as mulheres o que elas pensavam da forma como são retratadas na publicidade e a maneira como recebiam a propaganda. O levantamento feito com mil mulheres classificadas pelo estudo como “super conectadas e engajadas” constatou que o principal sentimento do gênero em relação à publicidade é a indiferença. Para 62,4% das entrevistadas, a publicidade desperta o sentimento de mesmice. Mesmo quando instigadas, 55,7% indicam não ter visto nenhuma propaganda que tenha chamado a atenção recentemente.

O desejo mais expressado foi ter uma comunicação mais inclusiva e que contemple as necessidades do gênero. A pesquisa mostra também que 73,2% das respondentes têm interesse em comunicação de tecnologia. Porém, 75,7% acreditam que essas empresas se dirigem somente ao público masculino em suas mídias. Ao retratar mulheres, inteligência é a principal característica que as respondentes gostariam de ver na publicidade (85,8%), seguida por independência (72,3%).

Esta necessidade de transformar a comunicação foi apresentada da perspectiva brasileira, mas o painel levantou que o problema da falta de representatividade é mundial. Um dos responsáveis pela falta de representação é o baixo número de representantes do gênero no Departamento de Criação das agências. Ficamos com a provocação de buscar entender com mais profundidade os anseios de uma grande parcela do público, que mesmo hoje é ignorado.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.