#Branding 20 maio 2016
As transmissões de áudio e vídeo acontecem na internet desde 1993, vimos nos últimos anos surgirem várias ferramentas que facilitam a entrada de várias pessoas e empresas neste universo. A questão é: quando sua marca deve estar ao vivo nas redes sociais?
Atualmente celebridades e as empresas de mídia (revistas, jornais, blogs de notícia) estão utilizando as transmissões ao vivo pelas redes sociais. O apelo da transmissão é fazer com que o usuário participe do evento transmitido mesmo não estando fisicamente presente. Os perfis citados acima estão conseguindo atender muito bem esta demanda, seja cobrindo um acontecimento histórico ou alguns minutos do dia-a-dia dos famosos.
Não ser uma celebridade ou uma empresa de mídia não impede que a sua marca utilize este recurso. Recomendamos a transmissão ao vivo nas situações abaixo:
Tudo sem edição, sem cortes, ao vivo. Os usuários das redes sociais reconhecem o esforço e as limitações do meio. Valorizam o fato da empresa transmitir ao vivo como sendo aberta ao público e honesta por transmitir o vídeo sem edição.
A marca precisará primeiramente estar cadastrada nas redes sociais escolhidas e de um smartphone ou tablet com internet móvel. As transmissões ao vivo exigem que o host tenha boa presença de câmera e esteja pronto para interagir com os comentários e questionamentos que surgirem ao vivo.
Sem os cortes e as edições, sua marca pode receber comentários e alguns ataques ao vivo, basta nessas situações ter sagacidade para reverter o quadro ou até mesmo tomar a decisão de não abordar o assunto.
Existem muitas ferramentas de transmissão ao vivo, iremos sugerir as duas com maior banco de usuários.
A ferramenta do Facebook está disponível para os perfis de usuários e as páginas corporativas. A transmissão ao vivo ignora orientação do vídeo (horizontal e vertical) gerando um vídeo quadrado. Os seguidores da página ou amigos do perfil recebem uma notificação quando a transmissão começa. Todos os usuários do Facebook podem acessar a transmissão e comentar ao vivo. Após finalização da seção o conteúdo se transforma em um vídeo disponível para ser compartilhado e assistido inúmeras vezes.
A ferramenta do Twitter está disponível para qualquer usuário da rede cadastrado na ferramenta Periscope. Oferece transmissões em 2 formatos/orientações (horizontal e vertical). Os usuários do Periscope que vincularam sua conta ao Twitter são notificados quando um perfil seguido incia uma transmissão. Como no Facebook Live após finalização da seção o conteúdo se transforma em um vídeo que poderá ser retwitado e assistido inúmeras vezes.
A maior diferença entre as duas ferramentas são os canais de veiculação. A base de usuários ativos do Facebook atualmente é maior que a do Twitter no Brasil, portanto a chance de uma maior audiência da transmissão é do FB Live.
Utilizar a transmissão ao vivo é uma oportunidade de aproximação com o público e uma boa forma de humanização da marca que dever ser considerada. E sua marca, está pronta para aparecer ao vivo? Gostaríamos de saber sua opinião, aguardamos seu comentário.